ERASMUS: Inscrições abertas para os cursos de preparação linguística

O CLi-FLUL, em colaboração com a Universidade de Lisboa (ULisboa), disponibiliza a todos os seus estudantes que vão participar no programa Erasmus a oportunidade de aprender uma língua estrangeira.

Para os estudantes da ULisboa estão disponíveis cursos de Alemão, Francês e Italiano, num total de 60h de aulas. A coordenação científica e  pedagógica está a cargo do Centro de Línguas da FLUL (CLi-FLUL).

Os cursos que inciam em outubro destinam-se aos alunos que farão mobilidade no 2º semestre do corrente ano letivo - 2021/22.

As aulas acontecem 3 vezes por semana, via Zoom ou similar, em horário pós-laboral. As turmas funcionam em grupos de 15 a 20 alunos.

banner erasmus

 

Calendário dos próximos cursos

27 de outubro a 16 de dezembro 2021

Inscrições até 13 de outubro

Línguas disponíveis 

Os alunos podem frequentar um dos cursos abaixo, desde que a língua a que se propõem seja a de ensino da instituição de acolhimento

 

♦ Alemão

♦ Francês 

♦ Italiano

 

Inscrições 

As inscrições decorrem até 13 de outubro e são feitas através deste formulário online.

No decurso do preenchimento do formulário serão solicitados os seguintes documentos:

    • Fotografia para identificação;
    • Comprovativo da situação de estudante ERASMUS+ (exemplo: Learning Agreement ou Acceptance Letter);
    • Comprovativo de pagamento do valor total da propina (40 € - quarenta euros). 

botao erasmus

Preços e pagamento

Estes cursos têm um custo de 40€.

O pagamento pode ser feito por transferência bancária para a conta da Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL).

Dados para pagamento:

     NIB: 0035 0824 0000 7647 2305 9 

     IBAN: PT 50 0035 0824 0000 7647 2305 9 

     BIC/SWIFT: CGDIPTPL 

     Banco: Caixa Geral de Depósitos 

Testes de nivelamento

14 e 15 de outubro

Para aferir o nível que devem frequentar os candidatos a estes cursos, haverá testes de nivelamento. Estes testes devem ser feitos apenas pelos alunos que já tenham alguns conhecimentos na língua de interesse, estando dispensados todos os alunos que pretendam iniciar a aprendizagem no nível básico (A1). Os testes têm a duração de cerca de 1h, são compostos por uma avaliação escrita e oral. O agendamento de testes deverá ser solicitado no formulário de inscrição.

Níveis

As turmas funcionam por níveis, organizados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Os alunos são integrados em turmas de nível A1, caso não tenham conhecimentos da língua em que se inscrevem, ou nos níveis seguintes em função do resultado dos testes de nivelamento realizados a quem tenha já formação na língua em questão. 

Horários dos cursos

As aulas decorrem três dias por semana a distância (via Zoom ou similar): 

2a, 4as e 5as feiras das 18h00 às 21h00.

Certificação

No final do curso é emitido, pela Universidade de Lisboa, um certificado de frequência com a respetiva avaliação do curso sempre que o aluno seja avaliado positivamente e tenha frequentado 75% das aulas. Estes cursos conferem 4 créditos (ECTs).

Objetivos dos cursos

  • Preparar a mobilidade de estudantes de língua materna portuguesa na situação de Erasmus de modo a facilitar a sua adaptação nos países de acolhimento.
  • Adaptar a formação linguística e os programas às necessidades do público-alvo, tendo em conta os interesses dos estudantes e as diretivas que emanam do Programa da Reitoria da ULisboa.
  • Organizar os grupos em função do nível de conhecimentos linguísticos do público-alvo, de modo a facilitar e enriquecer o processo de ensino/aprendizagem.
  • Integrar a formação linguística no Quadro Europeu Comum de Referência das línguas, de modo a facilitar a continuação da aprendizagem das línguas.
  • Apostar, numa primeira fase, nas interações do quotidiano, adaptando-as ao nível do público-alvo.
  • Extrair da heterogeneidade aparente (que emana da diversidade das Escolas da ULisboa e das áreas de ensino) parâmetros ou critérios construtores de homogeneidade.