Entrevistámos o aluno mais novo do CLi e aprendemos que se nunca é tarde para aprender línguas, cedo também não!

O aluno mais novo do CLi chama-se Martim e está a aprender japonês. É fluente em português e inglês, quer ser matemático e não gosta de sushi, afinal, como diz e bem, “uma pessoa pode gostar de uma língua, mas não gostar da comida da língua”. martim

Os cursos de verão do CLi-FLUL para crianças e jovens estão quase a terminar. Durante o mês de julho, trouxeram à Faculdade de Letras 24 crianças e jovens, entre os 10 e os 16 anos de idade, que vieram dar os primeiros passos numa língua estrangeira. Para muitos, é o primeiro contacto com a língua que estudam e, também, com a Universidade. É o caso do Martim Amaral, com quem fomos falar para ouvir, na primeira pessoa, que tal tem corrido esta nova experiência na sua vida.

Tem 10 anos, nasceu nos Estados Unidos da América e está há pouco tempo em Lisboa. Confessou-nos que nunca tinha entrado na Faculdade de Letras até este Curso de japonês e que veio porque queria aprender mais sobre a língua japonesa, pela qual se interessa, ainda que não saiba precisar desde quando.

Ler mais...

Já é possível aprender Ucraniano com o Curso intensivo de Verão do Centro de Línguas, na Faculdade de Letras da ULisboa

Uma das novidades dos Cursos deste Verão é a entrada do Ucraniano na lista de línguas ensinadas no CLi. Em resultado do envolvimento que, também, o nosso país tem tido no apoio à Ucrânia, a procura pelos cursos de Ucraniano começou a fazer-se sentir no Centro de Línguas.ucraniano

Entendemos que o ensino de uma língua estrangeira é sempre um caminho para a abertura ao outro, mas estamos certos que no caso do Curso de Ucraniano é isso e muito mais e portanto o impacto será, provavelmente, muito maior do que imaginamos!

É por isso com determinação e muita vontade que abrimos inscrições para a 1ª edição do Curso de Ucraniano.
Se conhecem alguém que queira/precise de aprender Ucraniano, por favor partilhem!

Slava Ukraini! 

 

Curso Intensivo de Ucraniano

Datas: 4 a 29 de julho

Horário: segunda a sexta-feira| 18h30-21h30

Nº total de horas: 60 horas

Nível: A1.1

Regime: Presencial ou a distância (o aluno escolhe uma opção).

Propina: Público Geral – 450 euros; Estudantes – 390 euros

Inscrições aqui até 24 de junho

Ler mais...

O CLi está de parabéns pelos seus 15 anos!

O CLi está de parabéns! Há 15 anos abrimos as portas da Faculdade de Letras aos que em nós confiam para aprender uma língua estrangeira.

Ler mais...

Quase 300 livros angariados na campanha “Doar o poder das histórias”

A campanha de recolha de livros infantis que decorreu em abril e maio teve uma grande adesão e resultou num total de 298 livros recolhidos.284696809 5141630572540120 5047967088521477641 n

A recolha teve início no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a 23 de abril, e prolongou-se até 7 de maio.

Além da Biblioteca da Faculdade de Letras, que prontamente aceitou participar nesta iniciativa enquanto ponto de entrega dos livros, também o Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa se associou à campanha, recolhendo livros doados pelas famílias e funcionários da Instituição.

Entre os livros angariados, há muitos clássicos, livros cartonados para bebés, alguns educativos, histórias fantásticas e de aventura! Os livros serão agora entregues à Baby Shark, uma creche recentemente nascida em Lisboa frequentada por crianças refugiadas, vindas da Ucrânia e fundada por um grupo de mulheres Ucranianas também.

Esta campanha decorreu por iniciativa conjunta do Centro de Línguas (CLi-FLUL) e do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP).

Ler mais...

It takes two to... tandem!

A rede de parcerias TANDEM entre o CLi e Universidades Estrangeiras continua a crescer. Depois do Alemão, com a Universidade de

Munique, e do Espanhol, com a Universidade de Zaragoza, chegou agora a vez de pôr em prática a língua Inglesa. E nada melhor do que fazê-lo com quem sabe: british people!

A convite da Universidade de Newcastle, Inglaterra, inauguramos este semestre mais um TANDEM que permitirá a alunos nativos de português e nativos de Inglês trocar conhecimentos, experiências e quem sabe fazer amigos!

Este é um projeto entre o CLi-FLUL e o Language Resource Centre da Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Newcastle.

Ler mais...

Praticar espanhol com um nativo? Sim, é possível, com o Tandem do CLi.

O CLi-FLUL acaba de estabelecer uma nova parceria com o Centro Universitario de Lenguas Modernas da Universidad de Zaragoza (CULM), para pôr em contacto direto alunos de português e de espanhol, através da realização de atividades TANDEM.

Ler mais...

Chegámos ao WhatsApp

O CLi-FLUL dispõe agora de um novo canal de comunicação com os seus clientes. O canal de mensagens WhatsApp foi a plataforma escolhida para agilizar contactos e responder a questões rápidas.

Ler mais...

CLi e Centro de Línguas da Universidade Técnica de Munique, parceiros em atividades linguísticas online

É com grande entusiasmo que apresentamos uma nova parceria entre o CLi-FLUL e o Centro de Línguas da Universidade Técnica de Munique (TUM).

Esta parceria permitirá aos estudantes do CLi e da Faculdade de Letras da ULisboa participar, gratuitamente, em duas atividades do Centro de Línguas da TUM, em conjunto com falantes nativos de Alemão e Espanhol; a saber:

Ler mais...