Aprender Sânscrito é agora mais fácil com o novo livro de Paulo Meira (entrevista)

Paulo Meira é o autor do livro “Alfabeto do Sânscrito: escrita e pronúncia” que pretende ensinar o bê-á-bá do Sânscrito de forma simples e prática. É doutorado pela Universidade de Tilak Maharashtra (Pune, Índia) em Sânscrito, língua que ensina aos alunos da Licenciatura em Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e também ao público geral, no Centro de Línguas da FLUL.

Nas palavras do autor, o sânscrito “é tão desconhecido em Portugal como antigo na Índia”, mas este livro promete facilitar muito a vida àqueles que pretendam iniciar o estudo desta interessante e misteriosa língua. Para sabermos um pouco mais sobre esta publicação, que contou o apoio e editação da Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Unversidade de Lisboa (ADFLUL), decidimos entrevistar o seu autor.

No seu livro o Sânscrito é apelidado de “língua perfeita”. A que se deve esta designação?sanscrito

Vem da sua própria definição inicial que quer dizer “completamente formada, purificada, refinada, aperfeiçoada” e, daí, “língua perfeita”. Os seus sons expressam exatamente o que pretendem, cada palavra manifesta o seu objectivo, as suas frases não têm ambiguidades e a gramática é construída segundo um conjunto de regras tais que até podem ser aplicadas à linguística computacional de forma relativamente fácil.

Refere também que o Sânscrito é “tão desconhecido em Portugal como antigo na Índia”. Qual é então a “missão” deste livro, particularmente em Portugal?

Dar a conhecer o alfabeto do sânscrito, fazendo uma ligação da sua grafia à pronúncia da nossa língua, o português.

É difícil aprender sânscrito?

Penso que o maior obstáculo está relacionado com o alfabeto e cultura serem distantes daquilo a que nós estamos habituados. Agora, se o aluno tiver uma orientação progressiva na aprendizagem em que esses aspectos serão dissipados, então é como o estudo de outra língua em que o trabalho e a perseverança dão os seus frutos.

Para quem não sabe nada sobre o sânscrito (origens, alfabeto, utilização…) como apresentaria esta língua, em poucas palavras?

É a língua que permite desvendar vivamente os textos do conhecimento proveniente da Índia, como o Ayurveda, Yoga, literatura, etc. e que foram compostos nesta língua.

A quem se destina este livro?

Este livro destina-se a todos os que pretendam iniciar o estudo do sânscrito a partir do seu alfabeto.

Como é que o público pode ter acesso a este livro?

Os alunos de sânscrito da FLUL têm acesso gratuito a este livro enquanto o público em geral poderá encontrá-lo, neste momento, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e, mais tarde, no site www.vbhanu.com e em certas livrarias físicas e digitais como a wook.