Aprender Sânscrito é agora mais fácil com o novo livro de Paulo Meira (entrevista)

Paulo Meira é o autor do livro “Alfabeto do Sânscrito: escrita e pronúncia” que pretende ensinar o bê-á-bá do Sânscrito de forma simples e prática. É doutorado pela Universidade de Tilak Maharashtra (Pune, Índia) em Sânscrito, língua que ensina aos alunos da Licenciatura em Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e também ao público geral, no Centro de Línguas da FLUL.

Nas palavras do autor, o sânscrito “é tão desconhecido em Portugal como antigo na Índia”, mas este livro promete facilitar muito a vida àqueles que pretendam iniciar o estudo desta interessante e misteriosa língua. Para sabermos um pouco mais sobre esta publicação, que contou o apoio e editação da Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Unversidade de Lisboa (ADFLUL), decidimos entrevistar o seu autor.

Ler mais...

Cursos de verão a distância - últimas inscrições

 Aproxima-se um verão diferente do que conhecemos e no CLi-FLUL tentamos responder a esta nova realidade da forma que nos parece mais segura e confortável para os nossos alunos e professores. É por isso que a oferta de cursos para este verão se baseia em cursos totalmente a distância, mas comprometidos com o mesmo rigor, proximidade e qualidade de ensino dos cursos presenciais.

6 a 31 de julho (4 semanas) | 2ª a 6ª das 18h00 às 20h00
Curso de 60 horas
  • 40 horas de formação em grupo (10h/semana) acompanhadas pelo professor, através da plataforma Zoom
  • 20 horas de trabalho autónomo (5h/semana) de autoformação dirigida. Trabalho concebido, organizado e corrigido pelo professor, com recurso a materiais diversos (áudio, vídeo, exercícios…)

As aulas funcionam em grupos de 8 a 15 alunos.

A avaliação do curso será contínua e inclui também um momento de avaliação (teste/exame ou outro a designar pelo professor) no final do curso. O curso confere certificação de nível.

DESCARREGAR A FICHA DE INSCRIÇÃO >>

Ler mais...

Últimas inscrições: Cursos de línguas para crianças e jovens (verão)

 Os cursos de línguas do CLi para crianças e jovens (dos 10 aos 16) são uma forma divertida, e ao mesmo tempo didática, de ocupar as férias de verão e estão disponíveis também aos sábados de manhã, ao longo do ano letivo.

Os cursos do CLi propõem a este público mais jovem a descoberta de novas línguas através de atividades comunicativas e dinâmicas, jogos e interações diversas, em grupos de 8 a 15 alunos.

No final do curso cada formando recebe um certificado de participação. 

Este ano o CLi-FLUL propõe cursos a distância, para segurança e comodidade dos nossos alunos e das suas famílias.

→ Descarregue aqui a ficha de inscrição

Ler mais...

Dia Mundial da Poesia - em casa!

Amanhã vamos festejar o Dia da Poesia, mesmo de casa.

A equipa do CLi quer partilhar com os seus seguidores alguns poemas em diversas línguas, na nossa conta facebook.

Não há hora, nem lugares marcados, apareçam e tragam poemas para a troca.

COVID-19: Plano de contingência

As aulas do CLi encontram-se suspensas entre os dias 11 e 9 de abril.  A Secretaria do CLi estará encerrada ao público também durante este período, podendo o atendimento ser feito por telefone e e-mail.

A Faculdade dispõe de um plano de contingência para lidar com as atuais circunstâncias de epidemia. O documento pode ser consultado e descarregado do site da FLUL onde se descrevem também algumas medidas e procedimentos que devem ser do conhecimento de todos os professores, funcionários e alunos. Aconselhamos, por isso, a leitura de toda a informação disponibilizada.

Anunciamos os vencedores do Concurso de Fotografia

Estão escolhidos os vencedores da 2ª edição do Concurso de Fotografia do CLi-FLUL. Em análise estiveram 62 fotografias subordinadas ao tema "Inclusão pela Arte" e depois de muita ponderação o júri deliberou a seguinte atribuição de prémios:

Ler mais...

"Lista de coisas a fazer" foi a proposta vencedora do Concurso de Escrita Criativa

"Lista de coisas a fazer" da autora Débora Mogueiro da Silva foi o texto escolhido para o 1º lugar do Concurso de Escrita Criativa e Multilingue do CLi-FLUL.

A edição deste ano contou com 91 textos, em 9 línguas (alemão, búlgaro, castelhano, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano e português). 

O júri decidiu atribuir quatro prémios (dois para um 2º lugar em ex aequo) e uma menção honrosa. 

1º Prémio: Débora Mogueiro da Silva "Lista de Coisas a fazer"

2º Prémio: Angela Canez "Comunidade" e Myrna Renaud "Certamen"

3º Prémio: Inês Marquês Mateus

Menção Honrosa: Rita Martins

Ler mais...

Novo período de candidaturas para professores de línguas estrangeiras

No sentido de diversificar a oferta linguística do Centro e reforçar a bolsa de formadores já existente, o CLi está à procura de professores de línguas estrangeiras (Alemão, Coreano, Francês, Inglês, Japonês, Neerlandês, Sueco, entre outras...).

Ler mais...