Direcção, Comissão Executiva

 

Diretora: Guilhermina Jorge

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

fotografia da diretora do CLiGuilhermina Jorge é docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e leciona disciplinas ligadas à tradução (Tradução Literária, Metodologias da Tradução e Iniciação à Terminologia) e à língua francesa.

Dirige, desde 2015, o Centro de Línguas e a Licenciatura em Tradução. Doutorou-se em Tradução, com uma tese sobre a relação entre criatividade e tradução, Da Criatividade Linguística à Tradução. Uma Abordagem das unidades Polilexicais em Mia Couto.As suas áreas de investigação são a tradução, a fraseologia, a neologia estilística, a língua francesa, e muito recentemente a relação entre a tradução e as ciências cognitivas. Participou em vários colóquios e publicou vários textos.

Foi membro do ILTEC até 2015 e desde 2015 é membro do Laboratório de Psicolinguística do Centro de Linguística, (CLUL). Alguns trabalhos publicados : «Da neologia estilística à tradução: o caso de Mia Couto», Neologia das Línguas Românicas, Edição São Paulo: Humanitas/CAPES, 2015; «A Tradução nos Estudos Fraseológicos», Tendências Atuais na pesquisa descritiva e aplicada em Fraseologia e Paremiologia, Campinas S.P., Pontes Editores, 2012; «Fraseologia, fraseologia criativa e tradução», Fraseologia & Cia: entabulando diálogos reflexivos, Campinas S.P., Pontes Editores, 2016; «La phraséologie créative en traduction: préserver ou effacer»,  Des mots aux actes nº 5, La rhétorique à l’épreuve de la traduction, Orléans, SEPTET, 2012.

 

Coordenadora da Língua Francesa: Francine Arroyo

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mestre em didática das línguas pela Universidade de Mons-Hainaut (Bélgica), é docente do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1983. Leciona várias disciplinas de língua francesa e de tradução.

Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pelo CIEP (DELF), tem animado vários cursos para professores de francês dos ensinos básico e secundário.

É co-autora dos programas de Francês do ensino secundário, do ensino profissional e dos Cursos de Educação e Formação.

Foi membro da direção da Associação Portuguesa dos Professores de Francês onde exerceu os cargos de diretora de publicações, de tesoureira e de secretária entre 2003 e 2012 e integra desde 2015 a Comissão Executiva do CLi.

 

 

Coordenadora da Língua Alemã: Martina Merklin

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Nasceu em 1958 em Wilhelmshaven/Alemanha e viveu, depois da Escola Secundária, 2 anos com os pais em Buenos Aires/Argentina; tirou a licenciatura em Estudos Germanísticos e Hispanísticos na Universidade de Bona com o 1º Exame Estatal em 1983, seguido da Formação de Professora de Alemão (língua materna) e Espanhol (língua estrangeira) concluindo com o 2º Exame Estatal em 1986, na Universidade de Bona.

fotografia

Exerce funções de Leitora de Alemão com Língua Estangeira no Departamento de Estudos Germanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) desde 1990, assumindo a leccionação de todos os níveis de Alemão ( A1 até C1) no âmbito da licenciatura, e no Mestrado do Ensino, as disciplinas de Didática do Alemão, Tópicos de Cultura Alemã e Introdução à Prática Profissional (IPP) I e II. É membro da Comissão Executiva do Cli (Centro de Línguas) da FLUL, desde 2007

Em 1998, concluiu o Mestrado em Cultura Alemã, na FLUL, com a tese “Aprendizagem Intercultural nas Escolas Secundárias Portuguesas – Uma análise de manuais de Alemão e um inquérito a professores de Alemão”, obtendo a avaliação de “muito bom com distinção e louvor”.
Neste momento, está a elaborar a tese do Doutoramento, com o título “A Avaliação da Competência em Língua no Ensino de Alemão nas Universidades Estatais Portuguesas”.

Coordenador da Língua Inglesa: Mick Greer

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Doutorado em Estudos Artísticos – Estudos de Teatro com tese sobre James Joyce e o teatro pela Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa. Licenciado em Literatura Inglesa pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, tendo obtido um Mestrado em Literatura Inglesa pela mesma universidade.

Após ter trabalhado como professor em Inglaterra e na Grécia, fixou-se em Portugal, onde ensina inglês na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1992. É investigador no Centro de Estudos de Teatro da mesma faculdade e tem apresentado e publicado numerosos artigos sobre teatro, literatura, Joyce e outros autores irlandeses. Está a colaborar com o CLi desde 2012.